Disponibilizamos informações sobre a endometriose e como as pacientes podem se beneficiar dos tratamentos que oferecemos
Pacientes atendidas
Cirurgias robóticas
Cirurgias para endometriose
Existe realmente a especialidade médica de "endometriose" reconhecida no Brasil?
Os médicos ginecologistas do Instituto de Cirurgia "InVideo" têm experiência no tratamento da endometriose, e são especialistas em Ginecologia e Obstetrícia (com o certificado "TEGO", não apenas residência médica) e têm a subespecialidade de Videolaparoscopia e Histeroscopia certificada (Título de qualificação na área de atuação de Endoscopia Ginecológica) além do treinamento adequado, certificação e prática constante em cirurgia robótica. Com tudo isso podemos dizer sim que temos na nossa prática o foco em endometriose e somos especializados em todos os aspectos do seu tratamento ginecológico, sejam clínicos ou cirúrgicos.
Porém, antes de tudo, é preciso esclarecer que uma "especialidade médica" é uma área da medicina que é oficialmente reconhecida pela associação médica brasileira (AMB). Uma pessoa se autodenominar (dizer que é) especialista sem ter como comprovar isso não faz dela especialista, existe um processo para se tornar um especialista, que visa garantir um mínimo de confiabilidade quando esse termo é concedido a um profissional, após passar por um crivo de qualidade – seja por prova teórica e/ou prática. A lista de especialidades oficialmente reconhecidas pela associação médica brasileira não inclui "endometriose" e está disponível para consulta nesse link abaixo:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_especialidades_médicas
A cirurgia para endometriose não é uma especialidade nem uma "área de atuação" – como são denominadas as subespecialidades em medicina no Brasil. A especialidade cujos médicos tradicionalmente cuidam de pacientes com endometriose é a "Ginecologia e Obstetrícia". O título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia se chama "TEGO". É muito importante saber se seu médico que trata sua endometriose possui ou não o TEGO. O TEGO É um título conquistado através de provas teórica e prática, diferente da titulação de "residência médica", que é outorgada automaticamente no final do período de residência qualquer que tenha sido o aproveitamento do profissional no período, desde que atingindo o mínimo de requisitos para aprovação, e qualquer que tenha sido a qualidade do ensino e a estrutura do hospital. Veja o que a federação das sociedades brasileiras de ginecologia e obstetrícia tem a dizer sobre a importância do TEGO no link abaixo:
https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/516-tego-seguranca-de-um-especialista-de-excelencia
A subespecialidade da Ginecologia e Obstetrícia que mais se aproxima do diagnóstico e do tratamento cirúrgico para endometriose é a área de atuação em "Videolaparoscopia e Histeroscopia" – também conhecida como "Endoscopia ginecológica”. É importante perguntar para o profissional médico que está lhe atendendo se ele/ela possui essa titulação para poder praticar a cirurgia histeroscópica e videolaparoscópica com a chancela de especialista na área. Você também (mesmo pacientes) podem obter essa informação no site do CRM, consultando o médico pelo nome e verificando se há o registro dessa subespecialidade de "Endoscopia Ginecológica". Quando há o registro, tem a sigla "RQE" do lado do termo "Endoscopia Ginecológica". Você pode fazer essa consulta no link abaixo:
http://www.crmdf.org.br/index.php?option=com_medicos&Itemid=59
Clique aqui para obter mais informações